Tendo em vista à expansão profissional das diversas áreas de atuação da Fisioterapia, destacando-se na assistência ao paciente de alto risco, fez-se imprescindível a presença do fisioterapeuta na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), como membro de uma equipe multiprofissional, diante disto, a Pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva, se propõe a especializar Fisioterapeutas para o exercício da Fisioterapia na UTI.
A presença deste profissional em UTI é indispensável, sendo é regulamentada pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 7 de 24 de fevereiro de 2010, proposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e inclui a presença do fisioterapeuta como um dos membros principais da equipe de intensivistas.
A Pós-graduação em Fisioterapia Intensiva destina-se a Graduados em Fisioterapia que atuam, ou que pretendam atuar, em Unidade de Terapia Intensiva.
A Pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva tem por objetivo proporcionar ao fisioterapeuta o domínio de conhecimentos essenciais à prática do atendimento fisioterapêutico, desenvolvendo nele uma atitude crítico-reflexiva diante da assistência ao paciente de alto risco internado em UTI. O fisioterapeuta que atua em UTIs tem a missão de promover a assistência ao paciente em estado crítico, tomando como base as diretrizes médicas. A partir da utilização de técnicas fisioterápicas e da tecnologia de assistência ventilatória mecânica, entre outras técnicas, os profissionais especializados em fisioterapia em terapia intensiva, previnem os agravos e contribuem com o tratamento e a reabilitação dos enfermos.
Módulo 1 – Anatomia e Fisiologia dos Sistemas Nervoso, Respiratório e Circulatório
Módulo 2 – Fisioterapia Intensiva Respiratória
Módulo 3 – Fisioterapia Intensiva Neurológica
Módulo 4 – Fisioterapia Intensiva nas Doenças Cardiovasculares e Neurológicas
Módulo 5 – Imaginologia, Farmacologia e Exames Complementares Aplicados na UTI
Módulo 7 – Fisioterapia Intensiva Neonatal e Pediátrica
Módulo 8 – Fisioterapia Motora e um Programa de Reabilitação na UTI
Módulo 9 – Urgência e Emergência no Suporte Básico e Avançado da Vida
Módulo 10 – Biossegurança e controle de infecção
TCC – Opcional, com carga horária de 60 horas (opcional)
Os cursos de Pós-Graduação em Anatomia Funcional são organizados em 12 módulos sendo o módulo de TCC opcional
Cada módulo possui 6 Unidades de Aprendizagem, e possuem a seguinte estrutura:
1) Apresentação
2) Objetivos de aprendizagem
3) Desafio: uma situação do cotidiano onde o aluno pode utilizar seus conhecimentos teóricos
4) Conteúdo do livro
5) Dica do professor
6) Exercícios
7) Exemplos práticos da aplicabilidade do conteúdo
8) Sugestões de conteúdos relacionados
O método de ensino e aprendizagem está fundamentado em um planejamento didático-pedagógico que reúne diferentes formas de estudo para compor a carga horária total do curso, utilizando as metodologias ativas de aprendizagem, sendo o objetivo principal dessas metodologias, o incentivo aos alunos, para aprendam de maneira autônoma e participativa, vivenciando problemas e situações do cotidiano. Dessa forma, o aluno estará participando ativamente do processo de aprendizagem e consequentemente, sendo responsável pela construção do conhecimento.
O curso é organizado em 12 módulos (sendo o módulo de TCC opcional), cada qual, com exceção do módulo do TCC, é composto por 6 unidades de aprendizagem (UA), onde cada uma é constituída por uma apresentação; um desafio para reflexão sobre o conteúdo; um infográfico; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula ou artigo científico referente ao assunto; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos.
Para conclusão do curso, o aluno deverá obter uma média final 7,0, que será calculada com base nas notas obtidas após o término de cada módulo de ensino. A avaliação de cada módulo será feita com base nos quiz, presentes ao final de cada UA.
Como trabalho de conclusão do curso (TCC), o aluno deverá desenvolver um trabalho monográfico, seguindo o modelo e orientações disponibilizados no módulo “Trabalho de Conclusão de Curso”. Tendo a possibilidade também, de começar o TCC durante a realização dos demais módulos, finalizando o mesmo durante os 6 meses de curso.
Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo.
Em relação à duração dos cursos, o sistema liberará ao aluno dois módulos por mês, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída em 6 meses, contando ainda com até 3 meses adicionais para a entrega de seu trabalho de conclusão de curso via ambiente virtual.
Após a aprovação em todos os módulos, o certificado será enviado.
Desenvolvemos um novo modelo de planos de assinatura
que veio para revolucionar o mercado de ensino em saúde do Brasil.
É mais conhecimento e acesso a conteúdos exclusivos por um preço justo.